segunda-feira, 19 de março de 2012

Shadow of the Colossus


Criado por Fumito Ueda

Shadow of the Colossus é um jogo lançado em 2005 exclusivo para Playstation 2, nele o personagem Wander enfrenta 16 criaturas gigantes, chamadas de colossi, para que sua amada Mono possa voltar a vida. O jogo foi produzido pelo International Production Studio 1 da SCEI, estúdio de produção interno da Sony, responsável pelo aclamado jogo Ico (2001). Estes jogos são considerados pela mídia especializada como precursores de propostas diferenciadas de game design.


Shadow of the Colossos é um jogo de ação e aventura. Wander é um cavaleiro armado com uma espada e um arco e flecha, monta um cavalo chamado Agro, mas as semelhanças com outros jogos acabam ai. A região proibida, área que o jogador pode explorar, não apresenta nenhum inimigo a não ser os colossis, e cabe ao jogador encontrá-los e matá-los. Não há itens, não há desenvolvimento do personagem, não há missões alternativas. São 16 lutas contra chefes gigantes alternadas por longas cavalgadas por terras “intocadas”.


As batalhas em sí são extremante originais, os colossis precisam serem atacados em determinados pontos vitais para serem vencidos, para tanto o jogador precisa analisar os hábitos e principalmente o ambiente da luta. O progresso na batalha é muito semelhante à resolução de um puzzle, tornando as façanhas muito mais cerebrais que uma demonstração de habilidade.


O ritmo do jogo é muito característico, as longas cavalgadas são tranquilas e calmas as batalhas são aceleradas e tensas. A dicotomia anticlimix/catarse não é muito frequente nos jogos, que comumente tem a tensão e a curva de aprendizado sempre crescente, cominando em uma batalha com um “chefão”. Shadow of the Collosus questiona a progressão tradicional e é um de seus maiores trunfos.


A história é apresentada de forma fragmentada e pouco avança com a progressão do jogo, só tendo um evento significativo ao final dos 16 combates. Apesar de inovadora em seus desdobramentos remete a tradição do herói que busca salvar sua princesa. O jogo combina tradição e inovação, surpreendendo muito dos jogadores que buscavam um jogo tradicional de aventura.

O jogo é repleto de contrastes, como Wander ser frágil e ter de lutar contra bestas gigantes, ou as cavalgadas tranquilas que são alternadas por lutas épicas, mas o contraste que salta aos olhos é principalmente o causado pela comparação com os outros jogos. Shadow of the Collosus é um exemplo claro do desenvolvimento formal dos jogos digitais e se você acredita na importância dos games como uma mídia expressiva não pode deixar passar esse obra arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário