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Shadow
of the Colossus é um jogo lançado em 2005 exclusivo para Playstation 2, nele o
personagem Wander enfrenta 16 criaturas gigantes, chamadas de colossi, para que
sua amada Mono possa voltar a vida. O jogo foi produzido pelo International
Production Studio 1 da SCEI, estúdio de produção interno da Sony, responsável
pelo aclamado jogo Ico (2001). Estes jogos são considerados pela mídia
especializada como precursores de propostas diferenciadas de game design.
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Shadow
of the Colossos é um jogo de ação e aventura. Wander é um cavaleiro armado com
uma espada e um arco e flecha, monta um cavalo chamado Agro, mas as semelhanças
com outros jogos acabam ai. A região proibida, área que o jogador pode explorar,
não apresenta nenhum inimigo a não ser os colossis, e cabe ao jogador
encontrá-los e matá-los. Não há itens, não há desenvolvimento do
personagem, não há missões alternativas. São 16 lutas contra chefes gigantes
alternadas por longas cavalgadas por terras “intocadas”.
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As
batalhas em sí são extremante originais, os colossis precisam serem atacados em
determinados pontos vitais para serem vencidos, para tanto o jogador precisa
analisar os hábitos e principalmente o ambiente da luta. O progresso na batalha
é muito semelhante à resolução de um puzzle, tornando as façanhas muito mais
cerebrais que uma demonstração de habilidade.
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O
ritmo do jogo é muito característico, as longas cavalgadas são tranquilas e
calmas as batalhas são aceleradas e tensas. A dicotomia anticlimix/catarse não
é muito frequente nos jogos, que comumente tem a tensão e a curva de
aprendizado sempre crescente, cominando em uma batalha com um “chefão”. Shadow
of the Collosus questiona a progressão tradicional e é um de seus maiores
trunfos.
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A
história é apresentada de forma fragmentada e pouco avança com a progressão
do jogo, só tendo um evento significativo ao final dos 16 combates. Apesar de inovadora em seus desdobramentos remete a tradição do herói que
busca salvar sua princesa. O jogo combina tradição e inovação, surpreendendo
muito dos jogadores que buscavam um jogo tradicional de aventura.
O jogo é repleto de contrastes, como Wander ser frágil e ter de lutar contra bestas gigantes, ou as cavalgadas tranquilas que são alternadas por lutas épicas, mas o contraste que salta aos olhos é principalmente o causado pela comparação com os outros jogos. Shadow of the Collosus é um exemplo claro do desenvolvimento formal dos jogos digitais e se você acredita na importância dos games como uma mídia expressiva não pode deixar passar esse obra arte.
O jogo é repleto de contrastes, como Wander ser frágil e ter de lutar contra bestas gigantes, ou as cavalgadas tranquilas que são alternadas por lutas épicas, mas o contraste que salta aos olhos é principalmente o causado pela comparação com os outros jogos.
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