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Criado por Lee Petty
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Stacking é um jogo que foi lançado em 2011 para os serviços
de download do Playstation 3 e do Xbox 360. Foi produzido pela Double Fine
Productions, uma produtora americana criada por ex-funcionários da LucasArts,
famosa produtora de clássicos do adventure dos anos 90 de PC. A Doble Fine tem vários
jogos no portfólio como Psychonauts (2005), Brütal Legend (2009), Costume Quest
(2010). Atualmente estão produzindo o jogo Sesame Street: Once Upon a Monster
da famosa série infantil da TV para o Kinect, sistema de controle de movimento
do Xbox.
O jogo se passa durante a revolução industrial, e contra a
trajetória de Charlie Blackmore para resgatar sua família das garras do
antagonista, um industrial ganancioso chamado de O Barão que alem utilizar mão
de obra infantil escraviza sua família.
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imagem do jogo Stacking |
O jogo segue a tradição dos clássicos adventures da
LucasArts inovando ao utilizar a “mecânica” das bonecas russas matrioshka em
vez da velha mecânica do point-and-click. Assim o personagem principal tem a
habilidade de empilhar outras bonecas podendo assim utilizar suas habilidade
únicas e realizar os quebras cabeças propostos pra avançar na trama, ao mesmo
tempo que é único por a mecânica de ter de buscar as bonecas dos tamanhos
específicos para alcançar a que você realmente precisa, contribuindo para a experiência dos
quebra-cabeças.
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Bonecas Matrioshka |
O criador, Lee Petty, conta em uma entrevista dada ao Blog
do Playstation Européia que a idéia surgiu quando ele viu sua filha brincando
com um conjunto de matryoshkas, e assim ele percebeu que seria uma maneira
perfeita de criar uma nova mecânica de jogo, condensando a experiência, e
adicionar uma personalidade única ao jogo. As bonecas matryoshaka tornam-se as
ações, o inventário, e os personagens que o jogador interage com para resolver
enigmas.
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Bonecas reais criadas com personagens do jogo |
As bonecas russas e narrativa de época combinam
perfeitamente com as animações seguindo a linguagem do cinema mudo. Os cenários
são um mistura da suntuosidade da arquitetura dos anos 30 com texturas e
materiais com cara de feito em casa. Esta estética home made que imita matérias
do dia a dia pode ser encontrada em vários jogos que se destacam também pelo
designe excelente como LittleBigPlanet(2008), Kirby's Epic Yarn(2010) e Yoshi’s
Story(1998).
Stacking é um jogo que tem sua mecânica intrinsecamente
ligada com a sua estética, e tanto os mecanismos quanto a arte são de primeira
qualidade, tornado a experiência
deliciosa tanto para os fãs dos antigos quanto para os novos jogadores. Os
jogadores casuais conseguem avançar pois há vários resultados para os enigmas
propostos, e os mais entusiastas vão curtir descobrir cada um destes.
Exemplos de arquitetura dos anos 30:
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Buffalo City Hall |
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55 Broadway |
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Chrysler Building |
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