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Com
a evolução tecnológica os games passaram a apresentar gráficos que buscam o
fotorrealismo. O amadurecimento dos temas e mesmo do público tornaram essa
escolha estética predominante. Jogos com ação cinematográfica, personagens
humanos em mundos análogos a realidade dominam os lançamentos. Em oposição a
essa tendência muitos criadores retomaram estilos gráficos considerados
ultrapassados, mas que mantêm forte identificação com o público. Buscaram
visual de videogames antigos ou simplificações 3D.
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Caixa de areia: brinque como quiser |
O "Pixalismo" como recurso estilístico é portanto diferente das criações que tinham
a limitação de hardware como realidade. Muitos jogos da geração atual de games
buscaram o charme do passado, como Megaman 9 e 10, Scott Pilgrim vs. the World:
The Game, 3D Dot Game Heroes e Minecraft. Estilo reforçado pela onda de criação de demakes, que são a recriação de um jogo moderno para uma plataforma antiga.
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Megaman 9 |
Megaman
foi um dos maiores sucessos da Capcom para o NES, que teve 6 sequências para
mesma plataforma entre 87 e 93. Quando o 16 bits chegaram a Capcom recriou a franquia
apresentando o Megamen X, com um estilo gráfico mais potente. A franquia fez
muito sucesso, mas nunca alcançou o mesmo patamar dos originais. A Capcom
chegou a lançar o Magaman 7 em 95 com o visual atualizado para 16 bits do SNES e o Magaman 8 em 96 para PSX e Saturno. Os dois últimos jogos foram lançados para
todos os videogames da atualidade, por seus serviços de download. Depois de um
hiato de 10 anos, agradou em cheio os fãs saudosistas.
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Scott Pilgrim vs. the World: The Game |
Scott
Pilgrim vs. the World: The Game de 2010 saiu junto com o filme e surpreendeu pela
qualidade. Normalmente jogos que são lançados por ocasião de um filme são muito
ruins. O personagem Scott Pigrim é originario de um HQ criado por Bryan Lee
O'Malley, que retrata um canadense de 23 anos, que tem uma banda chamada Sex
Bob-omb. A série é super referencial aos games, possibilitando assim a Ubisoft adaptar, muito bem, o jogo com
sprites com cara de 16 bits.
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3D
Dot Game Heroes de 2009 é um jogo criado pela From Softwawe que referencia os Zeldas clássicos.
Uma trama maluca serve pra explicar como um mundo 2D passa a ser 3D, resultando
em um universo de “pixels cubicos”.
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Dragão de 3D Dot Game Heroes |
Minecraft de 2011 é outro jogo que tem um visual "pixel 3D", e tambem faz muito sucesso com sua jogabilidade
de “caixa de areia” extrema. Com nenhum objetivo óbvio dando liberdade
para os jogadores passarem horas construindo todo o tipo de coisas, de um
castelo russo a uma nave do Guerra nas Estrelas. O interessante é que no caso
dos polígonos dos universos 3D o visual de “pixel 3D” não remete
necessariamente ao visual dos games 3D antigos, nos quais os polígonos eram mais
simples, mas não necessariamente cúbicos.
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Guerra nas Estrelas no Minecraft |
O estilo
pixelizado não foi uma escolha por muitos anos na produção de games. Em um momento parecia que todos os jogos deveriam buscar o realismo ou não fariam sucesso. Porém agora a indústria demonstra
que o "pixalismo" é uma tendência que veio pra ficar e um dos movimentos estéticos
mais claros no videogame.
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