quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Stacking




Criado por Lee Petty
  


Stacking é um jogo que foi lançado em 2011 para os serviços de download do Playstation 3 e do Xbox 360. Foi produzido pela Double Fine Productions, uma produtora americana criada por ex-funcionários da LucasArts, famosa produtora de clássicos do adventure  dos anos 90 de PC. A Doble Fine tem vários jogos no portfólio como Psychonauts (2005), Brütal Legend (2009), Costume Quest (2010). Atualmente estão produzindo o jogo Sesame Street: Once Upon a Monster da famosa série infantil da TV para o Kinect, sistema de controle de movimento do Xbox.

O jogo se passa durante a revolução industrial, e contra a trajetória de Charlie Blackmore para resgatar sua família das garras do antagonista, um industrial ganancioso chamado de O Barão que alem utilizar mão de obra infantil escraviza sua família.

imagem do jogo Stacking
O jogo segue a tradição dos clássicos adventures da LucasArts inovando ao utilizar a “mecânica” das bonecas russas matrioshka em vez da velha mecânica do point-and-click. Assim o personagem principal tem a habilidade de empilhar outras bonecas podendo assim utilizar suas habilidade únicas e realizar os quebras cabeças propostos pra avançar na trama, ao mesmo tempo que é único por a mecânica de ter de buscar as bonecas dos tamanhos específicos para alcançar a que você realmente precisa,  contribuindo para a experiência dos quebra-cabeças.

Bonecas Matrioshka
O criador, Lee Petty, conta em uma entrevista dada ao Blog do Playstation Européia que a idéia surgiu quando ele viu sua filha brincando com um conjunto de matryoshkas, e assim ele percebeu que seria uma maneira perfeita de criar uma nova mecânica de jogo, condensando a experiência, e adicionar uma personalidade única ao jogo. As bonecas matryoshaka tornam-se as ações, o inventário, e os personagens que o jogador interage com para resolver enigmas.

Bonecas reais criadas com personagens do jogo
As bonecas russas e narrativa de época combinam perfeitamente com as animações seguindo a linguagem do cinema mudo. Os cenários são um mistura da suntuosidade da arquitetura dos anos 30 com texturas e materiais com cara de feito em casa. Esta estética home made que imita matérias do dia a dia pode ser encontrada em vários jogos que se destacam também pelo designe excelente como LittleBigPlanet(2008), Kirby's Epic Yarn(2010) e Yoshi’s Story(1998).

Stacking é um jogo que tem sua mecânica intrinsecamente ligada com a sua estética, e tanto os mecanismos quanto a arte são de primeira qualidade,  tornado a experiência deliciosa tanto para os fãs dos antigos quanto para os novos jogadores. Os jogadores casuais conseguem avançar pois há vários resultados para os enigmas propostos, e os mais entusiastas vão curtir descobrir cada um destes.

Exemplos de arquitetura dos anos 30:

Buffalo City Hall

55 Broadway

Chrysler Building

Nenhum comentário:

Postar um comentário