quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Limbo








criado por Arnt Jensen

Limbo é um jogo dinamarquês que teve lançamento exclusivo para Xbox Live em 2010. É um jogo que mistura os gêneros plataforma e quebra-cabeça. O jogador controla um menino sem nome que se aventura por todo tipo de perigo em busca de sua irmã.


trajetória violenta e assustadora



A referência mais clara do visual do jogo é de cinema expressionista alemão, movimento artistico que buscava expressão pura da subjetividade psicológica e emocional, imputando expressão ao recriar a realidade. A referência ao limbo católico é tão sutil e ao mesmo tempo chave, para a leitura da narrativa. O limbo do imaginário católico vem da palavra limbus do latim, que significa margem. É descrito como "um lugar fora dos limites do Céu, onde se vive a plena felicidade natural, mas privado da visão beatífica de Deus", para onde iriam as almas inocentes, crianças que não tendo sido batisadas não poderiam ir para o céu.

paleta do NES

É curioso analizar que o monocromatismo foi escolhido por estilo e pelas referências, não pelas limitações técnicas. Os video games a algumas gerações não sofrem com limitações de paleta, produzindo quase todo o expectro de cores.  Por exemplo na segunda geração, a do 8 bits, o NES de 1983, só podia processar 25 cores simultaniamente, de uma paleta de 53 cores.

a diferença de tamanho entre personagem e o cenário é importante para ambientação opressora

Vou me permitir um spoiler, mais ou menos isso, ao completar o jogo o menino encontra a irmã no local que começa a aventura, uma casa na árvore. Os créditos sobem e depois disso surge ao fundo novamente o ao mesmo local, mas agora você vê as moscas, explicitando que a trama se passa exatamente no limbo do imaginario católico.

2 comentários:

  1. sou fã de Limbo, parabens pelo post, bem estudado.

    ResponderExcluir
  2. Durante o ano de 2011 Limbo esteve como um dos jogos expostos pela FILE, era divertido ver como as pessoas se viciavam rápido no jogo.

    ResponderExcluir