sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Suda51




Goichi Suda mais conhecido como Suda51 é o CEO da Grasshopper Manufacture, seu apelido 51 vem dos fonemas do japonês “go” semelhante a pronúncia do 5 e “ichi” semelhante ao 1. Suda51 é considerado um produtor de games autoral.

A produção cultural moderna, na maior parte das mídias, costuma dar grande destaque aos autores, porem na produção de games por muito tempo foi renegado esse direito ao desenvolvedor. Até a segunda geração dos consoles (entre os anos de 1976 e 1984) era comum atitudes como a da Atari, de proibir o programador, que na época era o único responsável pelos jogos, da programação a arte, de colocar seu nome em um crédito, proibição que gerou o primeiro easter egg da história dos games. Easter egg é uma informação que é colocada pelos produtores como "brinde", não relacionada com a trama principal.


Primeiro easter egg da história - Adventure (1980)


Em 1980, Warren Robinett estava trabalhando na adaptação do clássico adventure de textoAdventure para o Atari, quando teve a idéia de colocar seu nome em uma sala secreta no jogo.

Muitos anos e easter eggs depois, a indústria hoje convive com diversos perfis de políticas quanto ao destaque dado ao autor. Existem exemplos tanto de gigantes da indústria com grande destaque, como produtores indies com reconhecimento mundial, e mesmo empresas que mantêm maior descrição, com posturas menos personalistas. Porém hoje em dia todos os jogos trazem longos créditos citando todos os envolvidos na produção.


Suda51 começou sua carreira na Human Entertainment com 2 jogos de Wrestling na série Fire Pro Wrestling para SNES, temática que tem bastante destaque na produção do autor. Produziu vários jogos que não foram lançados no ocidente, até que lançou o já cult Killer7 para GameCube ePlaystation 2. O jogo não foi um estouro de vendas mas deram fama e destaque para Suda51.

Os jogos de Suda51 têm tramas non-sense como em Killer7, que o jogador assume o controle deHarman Smith, um assassino cadeirante de que pode manifestar 7 personalidades com características diferentes, como um afro americano com uma pistola e um silenciador, ou um punk de catorze anos cego que compensa a falta de visão com a audição apurada, podendo criar a partir dela sua imagem do mundo. A trama passeia por temas como a mente humana e realidades paralelas, temperado com o humor negro que é seu traço característico.
No More Heroes (2010)  





















A estética mais recorrente de sua obra é o cel shading, técnica que dá cara de cartoon/anime para o 3D, com violência sangrenta e plástica a la Tarantino. A série No More Heroes fez sucesso com esse espírito. No jogo o personagem principal é um otaku que ganha o leilão de uma katana a laser, e a usa para se tornar o assassino número 1. O jogo tem várias referências ao universo dos jogos e a cultura pop com muitas piadas metaliguisticas, como por exemplo o primeiro inimigo, Helter-Skelter(nome de uma música dos Beatles) já na sequência No More Heroes 2: Desperate Struggleo primeiro inimigo chama-se Skelter-Helter.


Lollipop Chainsaw, lançamento previsto para esse ano

O anunciado Lollipop Chainsaw é sobre uma team leader que luta contra zumbis. Já o Shadows of the Damned lançado esse ano, tem uma temática mais obscura, o personagem vai ao um inferno salvar sua mulher. Mas não um inferno comum e sim com o visual do "dias dos mortos" mexicano. Suda51 é considerado um produtor "autoral" por sempre ter um traço característicos em seus jogos, na arte, na narrativa e até mesmo no senso de humor.
Shadows of the Damned (2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário