segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Katamari


Criado por Keita Takahashi

Katamari é um série de jogos que teve sua estréia no Playstation 2, com o jogo Katamari Damacy (2004). A premissa é uma da mais malucas do mundo dos games, e a jogabilidade presa pela simplicidade. O jogador controla o personagem Prince, que tem o objetivo de rolar sua Katamari, que são pequenas bolas ultra adesivas, para que seu pai o Kig Of All Cosmos recrie os planetas que ele mesmo destriu por acidente.

Prince e sua família 

Prince sempre começa com uma bolinha pequena e tem que rolar pegando os pequenos objetos, conforme ele acumula pequenos obejetos a Katamari cresce e possibilita pegar objetos ainda maiores, seu objetivo normalmente é conseguir uma Katamari de deteminado tamanho em um determinado tempo. A mecânica é simples, praticamente o jogo tem uma regra, colete objetos do tamanho que você pode, mas cada cenário precisa de uma estrategia e o jogador é posto em contato com mundos cada vez maiores e mais complexos garantindo a progressão da dificuldade.

Katamari é um jogo com um visual muito característico, com suas formas 3D "super poligonais", suas cores vibrantes e as situações bizarras que são encontradas nas fases, criando uma grande mistura psicodélica pop. A música é um atributo a parte da série, com um repertório da melhor qualidade, várias matrizes de pop bizarro japonês, criado e executado pela esposa do criadorAsuka Sakai, e sua equipe.



A série Katamari tem 6 jogos com a mecânica original, mas que mostram uma certo cansaço pois as adições não são muito significativa, cria-se fases maiores mas não criaram diferentes objetivos e variações. Assim é natural que a série busque mecânicas diferentes, como no caso do jogo que utiliza o aceleromentro do Iphone e até mesmo um com mecânica parecida com Tetris.

Infinidade de "primos" jogáveis 


Katamari nos leva para dentro de aspectos sociais do Japão, mesmo que seja de uma forma completamente inesperada e não convencional, ele nos coloca em contato com um universo fantástico que só poderia imergir da mente de um japonês. Alem de ser delicioso encontrar os prédios do Oscar Niemeyer em brasilia quando sua Katamari estiver realmente grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário