quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Demon’s Souls e Dark Souls


Criado por Hidetaka Miyazaki.

Demon’s Souls é um jogo de RPG de ação que foi produzido pela FROM SOFTWARE para PS3 lançado em 2009, o jogo foi aclamado pela critíca e criou uma base de fãs fiéis em pouco tempo. Dark Soul (2011) é a considerado sequência espiritual, pois aprofundou as ideias de linguagem sem ser uma sequência direta da narrativa. A história do jogo é sobre um morto vivo que busca almas de demônios que devastaram todas as localidades, para assim se livrar de sua maldição e voltar a viver. A ambientação é uma fantasia medieval habitada por mortos vivos e criaturas horripilantes. 


Demon’s e Dark souls conquistaram o público por apresentar utilização profunda de linguagem legitimamente dos videogames.  Ambos o jogos se esforçam para criar uma sensação de tensão e medo constante e para tanto o jogo te convida a uma experiência extremante sofrida e altamente recompensante.


O jogo conta com poucas explicações de seus objetivos, nenhum mapa é apresentado ao jogador, tudo para criar a sensação de estar preso e perdido neste mundo de mortos vivos. Durante as partidas os jogadores morrem bastante, enfatizando a jogabilidade baseada no tentativa e erro.

ambientes inóspitos, repretos de armadilhas e surpresas

O jogo incentiva o cuidado e a meticulosidade do jogador, pois cada vez que o ele morre ele deixa no lugar as suas souls, item essencial que lhe garantem evolução do personagem e poder comprar itens e reparar os equipamentos, criando assim a missão de recuperar seus “pertences” a cada morte e reforçando a sensação de medo.

Chefes gigantes aumentam a sensação de impotencia 

A dificuldade é um fator central na linguagem dos games, nas outras mídias não há nada igual. Podemos considerar um livro ou um filme difíceis, do ponto de vista teórico e não conseguimos compreende-los por completo, porem ele não te impede de terminar de assistir ou ler. Porém em um jogo a dificuldade te impede de progredir, como também torna a conquista mais recompensante. A dificuldade é um dos fatores mais atenuados nos jogos atuais, pois a expansão demográfica dos jogadores que aproximou os jogadores casuais do mundo dos games exigiu uma suavização, porém Dark Soul mostra que os jogadores hardcore buscam desafio, e que esse desafio pode ser extremante expressivo do ponto vista da linguagem.


Assim como a linguagem cinematográfica é a soma de características únicas dessa mídia, roteiro, trilha, a montagem e movimentos de câmera que criam sensações únicas,  o videogame tem suas características únicas que comprementam a narrativa e criam experiências singulares sem nenhum precedente na outras mídias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário