quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

WarioWare, Inc.



Criado por Nintendo EAD 

WarioWare inc. é um série de jogos para os consoles da Nintendo protagonizados por Wario, o antieroi criado por Gunpei Yokoi e desenhado por Hiroji Kiyotake. Em WarioWare, Inc.: Minigame Mania, de 2003, para GameBoy Advanced  é apresentada a criação da WarioWare, Inc.

Uso de fotos misturado com cartoon "toscos" 

Wario vê na tv uma reportagem sobre um jogo fenômeno de venda, e se pergunta porque ele não estava ganhando esse dinheiro todo. Assim é fundada a WarioWare, Inc. O jogo apresenta uma sequência frenética de microgames, que são jogos simples apresentados sem nenhuma instrução além de um imperativo.


O visual de WarioWare, Inc é uma verdadeira mistura visual e metalinguistica, que utiliza diversos grafismos e gráficos. Cada microgame apresenta uma interface e um visual. O Visual é importante para o jogador se situar e agrega com humor e o inesperado. A Metalinguagem também é um elemento fundamental pois muitos microgames fazem referência a situações dos mais diversos jogos da Nintendo.

Muitas referências a história da Nintendo

Os microgames da serie foram perfeitos para apresentar novas formas de jogar, em WarioWare: Twisted! de 2004 para GBA, a fita continha um giroscópio, muito antes do Wii ser lançado em 2006 e os celulares popularizarem o sensor de movimento nos jogos.

WarioWare: Touched! de 2004 é um dos jogos de lançamento do DS utilizou todos os recursos inéditos do console como o microfone e a tela touch. Em WarioWare: Smooth Moves de 2006 possibilitou ao Wii mostrar várias possibilidades que o sensor de movimento poderia desempenhar e diversas formas de segurar o controle.

Quando DSi foi lançado com  acréscimo de uma câmera e o foi WarioWare: Snapped! para apresentar a nova função ao jogadores. Desta forma os microgames são extremamente criativos, pois além de serem a “vanguarda” daquela inovação existe muita liberdade formal pois cada microgame pode ter visual e mecânica únicos.


O último jogo da serie (WarioWare: D.I.Y de 2009) da poder ao jogador de criar seus próprios jogos e compartilha-los com os outros jogadores, tendência da internet 2.0 que quebra as barreiras entre o produtor e o consumidor de informação/cultura. Vários criadores foram convidados pela Nintendo a criar seus microgames como Edmund McMillen, criador de Meat Boy, e Daisuke "Pixel" Amaya criador de Cave Story, entre outros.


O conceito do jogo apareceu primeiramente em um jogo que só foi lançado no Japão o Mario Artist: Polygon Studio, uma esperie de Mario Paint 3D lançado para Nintendo 64DD. A Nintendo nunca se daria a liberdade criativa que a serie apresenta se continuasse focada no seu mascote oficial, pois todo grafismo ligado ao Mario obedece preceitos gráficos já sedimentados que a muito tempo não oferece uma alternativa criativa (última vez que repensaram seu visual foi em Paper Mario). O Wario ofereceu carisma e a possibilidade da série agregar criatividade visual e humor.

Um comentário: