segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bayonetta

Criado por Hideki Kamiya

Bayonetta é um jogo lançado em 2009, desenvolvido pela Platinum Games em parceria com a Sega. Seu diretor é Hideki Kamiya e o jogo tem bastante semelhaça com Devil May Cry, franquia de sucesso desenvolvida anteriormente pelo mesmo enquanto esteve trabalhando na Capcom. O jogo é cheio de referências aos jogos que Hideki Kamiya trabalhou como Okami, Viewtiful Joe e Resident Evil e jogos da Sega. A mais clara são as argolas coletadas durante o jogo idênticas as vista nos jogos do Sonic.

Argolas do Sonic

O jogo é um Hack and Slash, subgênero dos jogos de ação, semelhantes ao Beat 'em ups, no qual o personagem principal luta contra múltiplos inimigos. A diferença entre esses dois subgêneros é que no Hack and Slash o personagem coleciona um arsenal variado de armas, enquanto no Beat 'em ups o personagem podem eventualmente encontrar uma arma, mas na maior parte do tempo ele luta com o punho.


A trama do jogo começa extremamente nebulosa, Bayonetta acorda na cidade ficcional européia de Vigrid após dormir por 500 anos. Conforme ela vai se deparando com lugares conhecidos suas memorias vão voltando a tona. Dentro da cosmologia maluca do jogo existem duas facções que mantém o equilíbrio entre as luz e as trevas. As Umbra Witches são as seguidoras das trevas e os Lumen Sages os seguidores da luz.

Fortitudo

Bayonetta é uma bruxa perseguida por anjos monstruosos que busca de encontrar a relíquia chamada de Right Eye. A trama conta também com um par romântico da bruxa, o jornalista Luka que acredita que seu pai foi morto por bruxas, mas acaba se encantando com Bayonetta e pela pequena Cereza que é uma criança estranhamente parecida com a protagonista.

Cereza

O jogo conta com um visual fantástico, além da bela protagonista os inimigos angelicais são uma mistura do visual de estátuas de anjos com monstros. A ambientação varia entre a cidade Vigrid moderna e ambientes como vistos na Divina Comedia de Dante: Paradiso, Purgatorio e Inferno. É fantástico ver como os japoneses não tem cerimônia ao inverter os valores da cosmologia cristã ocidental.

Um dos monstro criado com o cabelo da Bayonetta

A trilha sonora varia entre temas épicos de inspiração sacra e um estilo burlesco de cabaré com influência pop. As animações são ótimas, Bayonetta tem diversos ataques que pulverizam os inimigos, chamados de "Torture Attacks", além de engolir os mais gigantes inimigos com monstros formado por seus cabelos. Bayonetta tem habilidade de diminuir a velocidade do tempo o que cria um efeito visual fantástico. A trama é bem humorada e conta com um toque de romance e algumas reviravoltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário