domingo, 29 de janeiro de 2012

Pikmin


Criado por Shigeru Miyamoto

A lenda conta que Miyamoto criou Pikimin em quanto praticava um de seus hobbies preferidos, a jardinagem. O primeiro jogo da série foi lançado em 2001, é um dos jogos de lançamento do Nintendo GameCube. É um jogo de estratégia em terceira pessoa, no qual o jogador controla o Capitão Olimar, que utiliza os Pikmins para resolver os quebra-cabeças.

Capitão Olimar é um astronauta que cai em um planeta com sua espaçonave S.S. Dolphin, o acidente danifica sua nave limitando as viagens a curtas distâncias. O jogador precisa recolher 30 peças em 30 dias, ou seu oxigênio acabará e ele morrerá na atmosfera inospta. Ao anoitecer deve voltar a sua base ou terá seu exército de Pikmins devastado por criaturas noturnas.

Os Pikmins são criaturas hibridas planta-animal, encontrados neste planeta e ajudam Olimar em sua jornada, lutando com criaturas e carregando as peças perdidas da espaçonave. Olimar e os Pikmins são muito pequenos e são facilmente esmagados se estiverem sozinhos, cabe a Olimar ser o general da tropa. Cada cor de Pikmin tem uma habilidade, os azuis sobrevivem na água, os amarelos tem resistência a eletricidade, os vermelhos tem ao fogo, o jogador deve escolher quantos de cada levar em cada missão.

A pilha Duracel é nomeada de Courage Reactor pelos pequenos alieníginas

O planeta é claramente a Terra, só que habitados por estranhas criaturas, que têm leve semelhança com animais reais, o que dá um tom surrealista. O visual de Pikmin é sensacional, além da perspectiva de um inseto, o jogo mistura uma ambientação realista com personagem cartunescos. Na maior parte dos casos esses dois mundos não se encontram..

Já no segundo jogo duas cores de Pikmins são adicionadas, o branco com resistência a veneno e super leves que possibilitam serem jogados mais longe, e roxo escuro que são mais pesados e tem força de 10 Pikmin. A trama do segundo não tem a mesma tensão de sobrevivência, Olimar volta ao planeta junto com Louie, em busca dos “tesouros” e podem explorar o planeta quantos dias for necessário. O jogo perde em narrativa mas ganha muito com a sofisticação do game design. Como a adição de cavernas para explorar, nas quais o jogador não pode retornar a base para buscar mais Pikmins, o que enfatiza o raciocínio e a estratégia.  E o personagem Louie permite que a exploração seja feita em duas frentes  possibilitando fases mais complexas.


Pikmin é um jogo muito criativo, nos coloca em um ponto de vista alienígena em nosso próprio planeta, e apresenta um game play único e bem característico. Personagens cativantes e uma ambientação que surpreende. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário