sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pixalismo



Com a evolução tecnológica os games passaram a apresentar gráficos que buscam o fotorrealismo. O amadurecimento dos temas e mesmo do público tornaram essa escolha estética predominante. Jogos com ação cinematográfica, personagens humanos em mundos análogos a realidade dominam os lançamentos. Em oposição a essa tendência muitos criadores retomaram estilos gráficos considerados ultrapassados, mas que mantêm forte identificação com o público. Buscaram visual de videogames antigos ou simplificações 3D.

Caixa de areia: brinque como quiser

O "Pixalismo" como recurso estilístico é portanto diferente das criações que tinham a limitação de hardware como realidade. Muitos jogos da geração atual de games buscaram o charme do passado, como Megaman 9 e 10, Scott Pilgrim vs. the World: The Game, 3D Dot Game Heroes e MinecraftEstilo reforçado pela onda de criação de demakes, que são a recriação de um jogo moderno para uma plataforma antiga.  

Megaman 9


Megaman foi um dos maiores sucessos da Capcom para o NES, que teve 6 sequências para mesma plataforma entre 87 e 93. Quando o 16 bits chegaram a Capcom recriou a franquia apresentando o Megamen X, com um estilo gráfico mais potente. A franquia fez muito sucesso, mas nunca alcançou o mesmo patamar dos originais. A Capcom chegou a lançar o Magaman 7 em 95 com o visual atualizado para 16 bits do SNES e o Magaman 8 em 96 para PSX e Saturno. Os dois últimos jogos foram lançados para todos os videogames da atualidade, por seus serviços de download. Depois de um hiato de 10 anos,  agradou em cheio os fãs saudosistas.

Scott Pilgrim vs. the World: The Game

Scott Pilgrim vs. the World: The Game de 2010 saiu junto com o filme e surpreendeu pela qualidade. Normalmente jogos que são lançados por ocasião de um filme são muito ruins. O personagem Scott Pigrim é originario de um HQ criado por Bryan Lee O'Malley, que retrata um canadense de 23 anos, que tem uma banda chamada Sex Bob-omb. A série é super referencial aos games, possibilitando assim a Ubisoft adaptar, muito bem, o jogo com sprites com cara de 16 bits.


3D Dot Game Heroes de 2009 é um jogo criado pela From Softwawe que referencia os Zeldas clássicos. Uma trama maluca serve pra explicar como um mundo 2D passa a ser 3D, resultando em um universo de “pixels cubicos”.


Dragão de 3D Dot Game Heroes

Minecraft de 2011 é outro jogo que tem um visual "pixel 3D", e tambem faz muito sucesso com sua jogabilidade de “caixa de areia” extrema. Com nenhum objetivo óbvio dando liberdade para os jogadores passarem horas construindo todo o tipo de coisas, de um castelo russo a uma nave do Guerra nas Estrelas. O interessante é que no caso dos polígonos dos universos 3D o visual de “pixel 3D” não remete necessariamente ao visual dos games 3D antigos, nos quais os polígonos eram mais simples, mas não necessariamente cúbicos.

Guerra nas Estrelas no Minecraft


O estilo pixelizado não foi uma escolha por muitos anos na produção de games. Em um momento parecia que todos os jogos deveriam buscar o realismo ou não fariam sucesso. Porém agora a indústria demonstra que o "pixalismo" é uma tendência que veio pra ficar e um dos movimentos estéticos mais claros no videogame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário