Com
a evolução tecnológica os games passaram a apresentar gráficos que buscam o
fotorrealismo. O amadurecimento dos temas e mesmo do público tornaram essa
escolha estética predominante. Jogos com ação cinematográfica, personagens
humanos em mundos análogos a realidade dominam os lançamentos. Em oposição a
essa tendência muitos criadores retomaram estilos gráficos considerados
ultrapassados, mas que mantêm forte identificação com o público. Buscaram
visual de videogames antigos ou simplificações 3D.
Caixa de areia: brinque como quiser |
O "Pixalismo" como recurso estilístico é portanto diferente das criações que tinham
a limitação de hardware como realidade. Muitos jogos da geração atual de games
buscaram o charme do passado, como Megaman 9 e 10, Scott Pilgrim vs. the World:
The Game, 3D Dot Game Heroes e Minecraft. Estilo reforçado pela onda de criação de demakes, que são a recriação de um jogo moderno para uma plataforma antiga.
Megaman 9 |
Megaman
foi um dos maiores sucessos da Capcom para o NES, que teve 6 sequências para
mesma plataforma entre 87 e 93. Quando o 16 bits chegaram a Capcom recriou a franquia
apresentando o Megamen X, com um estilo gráfico mais potente. A franquia fez
muito sucesso, mas nunca alcançou o mesmo patamar dos originais. A Capcom
chegou a lançar o Magaman 7 em 95 com o visual atualizado para 16 bits do SNES e o Magaman 8 em 96 para PSX e Saturno. Os dois últimos jogos foram lançados para
todos os videogames da atualidade, por seus serviços de download. Depois de um
hiato de 10 anos, agradou em cheio os fãs saudosistas.
Scott Pilgrim vs. the World: The Game |
Scott
Pilgrim vs. the World: The Game de 2010 saiu junto com o filme e surpreendeu pela
qualidade. Normalmente jogos que são lançados por ocasião de um filme são muito
ruins. O personagem Scott Pigrim é originario de um HQ criado por Bryan Lee
O'Malley, que retrata um canadense de 23 anos, que tem uma banda chamada Sex
Bob-omb. A série é super referencial aos games, possibilitando assim a Ubisoft adaptar, muito bem, o jogo com
sprites com cara de 16 bits.
3D
Dot Game Heroes de 2009 é um jogo criado pela From Softwawe que referencia os Zeldas clássicos.
Uma trama maluca serve pra explicar como um mundo 2D passa a ser 3D, resultando
em um universo de “pixels cubicos”.
Dragão de 3D Dot Game Heroes |
Minecraft de 2011 é outro jogo que tem um visual "pixel 3D", e tambem faz muito sucesso com sua jogabilidade
de “caixa de areia” extrema. Com nenhum objetivo óbvio dando liberdade
para os jogadores passarem horas construindo todo o tipo de coisas, de um
castelo russo a uma nave do Guerra nas Estrelas. O interessante é que no caso
dos polígonos dos universos 3D o visual de “pixel 3D” não remete
necessariamente ao visual dos games 3D antigos, nos quais os polígonos eram mais
simples, mas não necessariamente cúbicos.
Guerra nas Estrelas no Minecraft |
O estilo
pixelizado não foi uma escolha por muitos anos na produção de games. Em um momento parecia que todos os jogos deveriam buscar o realismo ou não fariam sucesso. Porém agora a indústria demonstra
que o "pixalismo" é uma tendência que veio pra ficar e um dos movimentos estéticos
mais claros no videogame.
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