sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Treasure



É uma produtora de games fundada em 1992 por ex-empregados da Konami. Masato Maegawa, presidente fundador da Treasure, havia trabalhado em clássicos como Super Castlevania IV (SNES), Contra III: The Alien Wars (SNES), Axelay (SNES) estava cansado da política da Konami, de explorar velhas franquias a exaustão, e por isso junto com mais 19 colegas insatisfeitos fundaram a Treasure.



A Treasure é conhecida pelos jogos de estilo clássico, mas que empregam mecanismos inovadores de gameplay, além de uma jogabilidade frenética e extremamente hardcore, como no caso de jogos como Dynamite Headdy (Sega Mega Drive), Gunstar Heroes (Sega Mega Drive) e Sin and Punishment (N64). Seus maiores sucessos comerciais Mischief Makers (N64) e Wario World (NGC).

Gunstar Heroes de 1993 
O primeiro jogo desenvolvido pela Treasure foi Gunstar Heroes para Sega Mega Drive, um shoot-in-up, gênero que mistura plataforma e tiros, mesmo estilo de ContraIII, que a equipe havia acabado de desenvolver para a Konami. Porém devido ao senso de inovação no qual a Treasure foi fundada a única semelhança é essa. Em Gunstar Heroes a arte era cartonesca e despojada, com um senso de humor sutil mas constante. O sistema de evolução das armas é inovador, que permite ao jogador combinar duas de quatro matrizes, criando 16 possibilidades de poderes diferentes. 

Em Dynamite Headdy de 1994 de tem uma ambientação maluca de cénarios falsos

Lançado na mesma data McDonald's TreasureLand Adventure (Sega Mega Drive) foi um jogo encomendado pela Sega e é um bom exemplo da estratégia da Treasure. Para poder bancar os projetos originais, como Gunstar Heroes, eles produzem jogos por encomenda com conteúdo licenciado como de Yu Yu Hakusho, Astro Boy, McDonald's, Bleach e Tiny Toon. Sua estratégia também consiste em fazer parcerias com empresas maiores como Sega, a antiga Enix e Nintendo.

Mischief Makers de 1997
Em 1996 Guardian Heroes é lançado para Sega Saturn e é considerado uma pérola pelo público e pela crítica. O game play mistura beat 'em up em progressão lateral, com um sistema de combos dignos de um jogo de luta e elementos de RPG.

Guardian Heroes de 1996
Sin and Punishment é um jogo de tiro em terceira pessoa muito inovador, a progressão é sobre trilhos, enquanto jogador deve mirar nos inimigos ele deve desviar com seu personagem de obstáculos. Sin and Punishment é de longe uma das franquias da Nintendo que mais sai da curva do que se espera de um jogo da dela. Com ambientes obscuros e uma trama que envolve criaturas geneticamente modificadas, criadas para servir de alimento aos humanos que sofrem mutação e se tornam hostis, o que o posiciona longe da “fofice” característica da Nintendo.

Sin & Punishment: Star Successor de 2009
Durante o ciclo do 16 bits havia grande acirramento entre os “fanboys” da Sega e da Nintendo, e a Treasure ganhou muito destaque junto ao público fiel a Sega, por seus ótimos jogos inovadores e sua política de não fazer sequências. Quando a empresa abandonou esse paradigma ao produzir as sequências de Gunstar Heroes e Guardian Heroes muitos fãs ficaram decepcionados, mas a característica inovadora não estava contida somente nessa atitude e a Treasure continua a produzir joias. 

Um comentário:

  1. Muito bom.

    Não conhecia o Guardian Heroes nem o Sin & Punishment, mas vou procurar pra conferir.

    Ah, o Gunstar Heroes foi lançado no Mega Drive, não no Master.

    Té.

    ResponderExcluir